Evento reuniu 230 congressistas para debater mudanças legais e contábeis

 

A ABMC participou, no início de junho, do 18º Congresso Brasileiro do Terceiro Setor, realizado em São Paulo. O evento visa contribuir com o aprimoramento da capacitação profissional da sociedade civil organizada e das empresas socialmente responsáveis.

O foco está na atualização dos profissionais diante das mutações legais, contábeis e de sustentabilidade do terceiro setor. Também pretende contribuir indiretamente com a transformação do Estado.

O congresso, promovido pela Econômica, reuniu cerca de 230 congressistas no Hotel Maksoud Plaza. Aconteceram painéis sobre temas voltados à gestão, contabilidade e ao ambiente regulatório das entidades sem fins lucrativos.

 

Acompanhe as novidades da ABMC

 

Foram abordados temas relacionados a direito, auditoria, contabilidade e captação de recursos, todos referentes ao terceiro setor.

As apresentações foram realizadas por importantes nomes do setor sob as seguintes esferas: Imunidade Tributária das Entidades Beneficentes, A Repetição do Indébito Tributário das Beneficentes e os Atuais Assuntos Legais Polêmicos, Cebas da Saúde, Contabilidade Social, Auditoria do Terceiro Setor, entre outras.

O coordenador-geral do Congresso, Marcos Biasioli, ficou responsável pela abertura do evento. Ele destacou a importância do terceiro setor e de se buscar uma profissionalização cada vez maior deste segmento.

 

Aspectos contábeis

A prestação de contas das entidades e aspectos contábeis da gestão destas organizações foram temas da segunda parte. Foi então que começou a participação da ABMC.

ABMC no Congresso Brasileiro do Terceiro Setor
Um dos painéis foi apresentado por Paula Gramacho

Os especialistas Paula Gramacho e Alessandro Santos falaram sobre “eSocial: a Nova Ferramenta de Unificação da Prestação de Informações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas do Terceiro Setor”.

Depois, foi feito um debate sobre Contabilidade e Auditoria do Terceiro Setor, com Paula Gramacho e Marcos Biasioli, Alessandro Santos, Marcos Boscolo, Guy Almeida Andrade e Marcelo Monello.

Para encerrar o Congresso Brasileiro do Terceiro Setor, foram realizados os painéis Mesa Brasil: Programa de Recolhimento de Alimentos, apresentado pela nutricionista e coordenadora estadual do programa Mesa Brasil, Luciana Cassiano Machado Gonçalves; e Comida Invisível – Tinder da Comida, com a advogada e idealizadora do projeto Comida Invisível, Daniela Leite.

 

ABMC no Congresso Brasileiro do Terceiro Setor
Equipe da ABMC no Congresso
ABMC no Congresso Brasileiro do Terceiro Setor
ABMC participou de painéis e debates