Saiba como o BPO pode ajudar nesta prática

A frequência com que ouvimos falar sobre compliance mostra o quanto o mercado mudou nos últimos anos. Hoje, é preciso adotar uma nova postura para empresas de todas as áreas. Assim, respeitando normas através de elementos que tornam a situação mais complexa.

Antes de tudo, é importante explicar que a palavra compliance é de origem inglesa e sua tradução significa conformidade. O termo vem do “to comply” e tem o significado de obedecer, cumprir e agir de acordo com alguma regra. Quando relacionado ao mundo corporativo, ele diz respeito ao atendimento e cumprimento da empresa com as leis e normas vigentes.

Com muitos casos de corrupção vindo à tona, o compliance está cada vez mais presente no vocabulário dos empresários brasileiros. Por isso, as empresas que querem comprovar sua idoneidade estão cada vez mais preocupadas em seguir as normas e prestar contas. Para te ajudar a saber mais sobre o assunto, separamos alguns tópicos sobre como o compliance pode ser aplicado em uma empresa. Confira:

Código de conduta

Primeiramente, o compliance pode ser implementado através da elaboração de um código de conduta. Explicar aos funcionários a importância de seguir os padrões estabelecidos é essencial para que a equipe procure agir de maneira ética e preocupada com suas obrigações.

Gestão

É importante que os gestores deixem claro em suas ações que, além de cumprir todos os regulamentos, a empresa não se envolve com práticas questionáveis. Fortalecer rotinas de inspeção e fiscalização de atividades também ajuda para que o compliance seja um sucesso no empreendimento.

 

Sistemas de informação

Apostando em BPO (Business Process Outsourcing) o que parecia ser difícil pode se tornar uma tarefa ágil e fácil. Desse modo, com a ajuda de softwares, que monitoram as atividades e adequam os processos empresariais, é possível focar na conformidade de processos em nível Municipal, Estadual e Federal. Além disso, possuir um sistema de normatização e padronização, ajuda a manter o negócio sempre ativo e atualizado.

Para finalizar, é importante ter também processos de auditoria com foco nos requisitos para atingir o compliance, com comunicação estruturada e sistemas de controle com diversos graus de profundidade. Ou seja, o BPO é o parceiro ideal para sua empresa estar dentro da lei e manter sua competitividade, através de sistemas e consultorias especializadas.

Vale lembrar que em 2013 foi sancionada uma lei que dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira. A lei é conhecida também como Lei Anticorrupção, que aborda a corrupção nas empresas.

Conforme já citado, os sistemas de tecnologia de informação são essenciais para que a empresa esteja em conformidade com todas as suas exigências legais. A ABMC atua neste mercado oferecendo soluções práticas e seguras para diversos segmentos. Se interessou e quer mais informações? Acesse o nosso site e fale com a nossa equipe pelo telefone (11) 5071-1088 ou através do e-mail comercial@abmc.com.br.